Em Captação

 

Aqui na Curucutu Parques Ambientais temos uma série de projetos que gostaríamos de implementar, mas a maioria deles depende de recursos que ainda não possuímos para serem iniciados. Abaixo, você pode conhecer algumas nas nossas ideias para trazer melhorias para o Sítio Curucutu e a população em seu entorno.

Para apoiar alguma dessas iniciativas, entre em contato conosco pelo formulário nesta página. Você também pode clicar aqui para aprender mais sobre os incentivos fiscais que você pode receber pela sua contribuição. E caso deseje mais informações, escreva diretamente para contato@curucutu.org.br.

 

ABELHAS NATIVAS

Objetivo: desenvolver parcerias que permitam melhorar as condições para a recuperação e proteção da população de abelhas nativas.  Com um importante papel na polinização, essas espécies podem  auxiliar nossos esforços de recuperação ambiental.


AGROFLORESTA

Objetivo: implementar um Sistema Agroflorestal que possibilite a constituição de uma floresta com grande complexidade, espécies com diferentes funções e de interesse comercial, podendo seu produto ser também comercializado.


ESGOTO RURAL

Objetivo: utilizar novas tecnologias para dar melhor destino ao esgoto doméstico das famílias que residem no meio rural, no território do Sítio Curucutu. Com sete residências disponíveis para a instalação de diferentes tipos de esgoto, seria possível testar a eficácia de cada um deles e descobrir a melhor solução para os habitantes da região.


HORTA ORGÂNICA

Objetivo: promover a fertilidade do solo, a conservação dos recursos naturais e o aumento da biodiversidade através de um sistema de cultivo que observe as leis da natureza e o respeito ao meio ambiente. A horta orgânica consiste no cultivo de verduras, frutas, legumes, temperos e ervas medicinais sem o uso de agrotóxicos e de maneira ecologicamente correta, ou seja, sem queimadas e com tratamento ideal do solo. O resultado é um produto limpo e saudável.


MANEJO DE RESÍDUOS RURAIS DOMÉSTICOS

Objetivo: elaborar projetos para capacitação e implementação de manejos adequados dos resíduos sólidos. Muitos habitantes do campo adquiriram desde a infância o costume de jogar o lixo na margem dos rios, nos quintais de suas casas, enterrá-lo e, ainda, incinerá-lo. Nosso intuito é mudar essa prática, gerando melhores condições de saúde e segurança, e promovendo assim uma melhoria ambiental e da qualidade de vida da comunidade local.


PROJETO PUPUNHA

Objetivo: fomentar o mercado local e gerar recursos para a autossustentabilidade do Curucutu, através da plantação de até dois milhões de pés de pupunha orgânico, a serem comercializados.


VIVEIRO DE NATIVAS

Objetivo: construir um viveiro de plantas nativas da Mata Atlântica para reflorestamento interno, além de venda para outros sítios da região que pretendam reflorestar suas áreas degradadas.