Herbário

O Herbário Municipal de São Paulo atua na identificação, estudos, preservação e na divulgação da flora da cidade de São Paulo, em especial nos parques municipais. Já foram realizadas 11 vistorias e duas expedições direcionadas para acompanhar o estado fenológico de uma possível espécie nova no Sítio Curucutu. (Relatório Herbário Municipal)

 

As amostras botânicas, devidamente identificadas, e os registros fotográficos estão incorporados no acervo do Herbário Municipal de São Paulo. Os dados parciais foram disponibilizados para a consulta pública nos anexos do BIOSAMPA, dados 2021 a 2022 (São Paulo, 2023). Clique aqui para acessar.

 

Até o momento, 416 plantas foram identificadas, sendo 352 nativas, 60 exóticas e 4 de origem duvidosa. Dentre as espécies nativas, cinco são endêmicas do estado de São Paulo e dez espécies estão na lista de espécies ameaçadas de extinção (estadual e/ou nacional).

 

A parceria com o Herbário também envolve a troca de informações sobre as ações de manejo das espécies exóticas, as espécies nativas que devem ser plantadas e a identificação de exemplares para as trilhas interpretativas na RPPN.

 

As informações preliminares mostram que o Sítio Curucutu é uma área de preservação ambiental também importante do ponto de vista botânico. Novas pesquisas fenológicas e ecológicas como frugivoria e herbivoria seriam interessantes para a área.

 

Contamos com o seu apoio para continuar o nosso trabalho em prol da proteção da Mata Atlântica e da biodiversidade. Caso deseje ser o nosso parceiro, entre em contato para maiores informações.

 

Para pesquisas científicas, envie o seu projeto, com o cronograma de atividades, e caso seja necessário coletar animais ou plantas, obtenha autorização pelo SISBIO, diretamente na página do ICMBio: http://www.icmbio.gov.br/sisbio/.