Soltura e monitoramento da fauna

RPPN Sítio Curucutu desempenha um papel vital como área de soltura para animais silvestres reabilitados que foram vítimas do tráfico ilegal, maus-tratos ou que estavam debilitados devido a acidentes ou intervenções humanas.

 

Além disso, o sítio apresenta riqueza faunística e florística, bem como características hídricas, como açudes e cachoeiras, que proporcionam um ambiente favorável para a sobrevivência dos animais.

 

Por meio da parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) do município de São Paulo e com a Divisão de Fauna Silvestre (DFS), diferentes espécies de aves e mamíferos já foram soltas no sítio. Também são realizados monitoramentos da avifauna por meio de capturas, marcações e recapturas dos indivíduos com o uso de armadilhas.

 

A Curucutu Parques Ambientais é responsável por toda a gestão e proteção da área. Por meio de câmeras de monitoramento instaladas em locais estratégicos, é possível observar os diferentes animais silvestres vivendo livremente pelas matas da RPPN.

 

Temos o compromisso de sensibilizar e alertar os visitantes sobre a importância de não manter animais silvestres em cativeiro ou em casa sem a devida autorização do IBAMA.

 

⚠️ O tráfico de animais silvestres é crime ambiental (Lei n° 9.605/1998).