Sobre Nós

A Curucutu Parques Ambientais é fruto do trabalho promovido desde os anos 70 por seu fundador, Jayme Vita Roso, e sua preocupação em perpetuar o legado ecológico da Mata Atlântica para as futuras gerações.

O Sítio Curucutu, onde nos localizamos, ocupa uma área de 75 hectares. Desse total, 10,89 hectares são reconhecidos desde 1995 como Reserva Privada do Patrimônio Natural (RPPN), nos termos do Decreto Federal 1922/96 e Portaria 102/95 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Geograficamente, o território fica nas coordenadas 23°53'34.4"S 46°37'01.7"W. Sua vasta maioria fica no subdistrito de Parelheiros, inserida na APA Capivari Monos, e uma parte menor no Município de São Bernardo do Campo, na região de mananciais das Represas Billings e Guarapiranga. A área é recortada por diversos cursos d’água, que são represados e devolvidos ao rio Curucutu, que também corta a propriedade.

A preservação do Sítio Curucutu é de grande importância, portanto, não apenas para o ar respirado pelos paulistanos e para o habitat da fauna nativa; mas também para a manutenção de bacias hidrográficas essenciais à toda forma de vida na região.

 

MISSÃO

A principal missão da Curucutu Parques Ambientais é a de melhorar a qualidade de vida da população paulistana e suas futuras gerações.

Essa missão envolve vários objetivos sociais, dos quais merecem destaque: a promoção da assistência social, da educação ambiental gratuita, do voluntariado e do desenvolvimento sustentável; a defesa e conservação do patrimônio cultural, histórico e artístico; além, é claro, da defesa, preservação e conservação do meio ambiente.

 

ATUAÇÃO

Buscamos atender nossos objetivos por meio das seguintes atividades:

I) proteção dos mananciais e uso sustentável dos recursos naturais;

II) disseminação da cultura ambientalista, colaborando ativamente na criação de políticas ambientais junto aos legislativos municipal, estadual e nacional;

III) criação de facilidades para a capacitação, formação e treinamento de estudantes e profissionais que tenham atividades ligadas à preservação do meio ambiente;

IV) realização de seminários, cursos e debates sobre ecologia e preservação ambiental, destinados tanto a acadêmicos e profissionais quanto a estudantes e o público em geral;

V) promoção de melhorias à comunidade de Parelheiros, através de projetos de: recuperação de áreas degradadas; preservação do patrimônio antropológico da comunidade indígena (linguagem, arte, folclore); desenvolvimento de uma economia local sustentável; educação ambiental e campanhas de conscientização, principalmente junto ao público infantil e estudantes da região;

VI) estabelecimento de convênios com entidades diversas, visando a realização de estudos e pesquisas bioecológicas, além da promoção de atividades filantrópicas, como a criação de áreas esportivas e de lazer para a comunidade local, projetos para a maior idade e incentivo à integração ao mercado de trabalho (artesanato, culinária com flora local, etc).

22-04-2015-213737

22-04-2015-213215

mariquita